América do Sul, Paraguai

TOUR PELA CAPITAL PARAGUAIA – ASSUNÇÃO

Começo aqui um breve relato sobre Assunção, uma cidade bem diferente do que a maioria dos brasileiros pensa a respeito do Paraguai. Rica em cultura e gastronomia, Assunção (Asunción) é uma das cidades mais antigas da América do Sul. Foi fundada como um forte e foi a partir deste forte que saíram expedições que fundaram pela segunda vez a cidade de Buenos Aires, até então destruída por indígenas e abandonada pelos espanhóis. E outras cidades importantes da época, como Corrientes, Santa Cruz de la Sierra, Santa Fé, Villarrica, Santiago de Jerez entre outras. Assunção foi fundada em terras indígenas pertencentes aos índios Carios – Guaranis, que ao contrário de outras tribos, se mostraram amistosos, de até mesmo fazerem alianças com os invasores europeus.
Antes da Guerra do Paraguai – Tríplice Aliança, a capital paraguaia era a cidade mais desenvolvida do continente, com a guerra, o Paraguai e a cidade de Assunção foram saqueados e parcialmente destruídos pelos brasileiros e aliados. O que era um país desenvolvido tornou um dos países mais pobres da América Latina

Atualmente a economia do Paraguai se desenvolve bem e o país tem atraído muitos brasileiros que buscam investimentos no país, principalmente no agronegócio. A capital, Assunção, é a cidade mais populosa do país com cerca de 550 mil habitantes.  É uma das capitais mais seguras da América Latina e seu povo é muito acolhedor. Uma curiosidade bastante interessante é que o Paraguai é um dos únicos países latinos, onde a língua da população originária é considerada como língua oficial, mais de 90% das pessoas falam os 2 idiomas oficiais, o Guarani e o Espanhol. É muito comum caminhar pelas ruas e ouvir os locais falando em outra língua. Aliás, isto acontece muito em Pedro Juan Caballero, quando os “famosos” comerciantes da fronteira se comunicam em Guarani para que você não entenda absolutamente nada.

Minha experiência pela cidade foi bem rápida, porém agradável, apesar do calor que castigou sem dó!
Devo ter pego uns 40º em Assunção, tem ideia!?
Cheguei na Rodoviária de Assunção na madrugada de quinta para sexta, e para não pegar táxi, esperei o dia amanhecer no terminal. Como estava com destino marcado para Buenos Aires, não poderia dar o luxo de gastar com táxi.
Saindo da rodoviária, logo em frente tem o ponto de ônibus, que vai até o centro, com um trajeto de uns 40 minutos. Os ônibus normalmente são bem velhos e coloridos, típicos do Paraguai, mas são baratinhos e divertidos. Aliás, todos os ônibus são bem baratos, os convencionais, coloridos e os ônibus mais luxuosos que possuem ar condicionado e até TV.
Percorrendo o centro de Assunção, conheci alguns pontos importantes, e vi que caminhar pelo centro é bem fácil e tranquilo.

Palacio de Los López – Sede do Governo do Paraguai
Panteón de los Heroes – Monumento que homenageia os heróis da Guerra do Paraguai
Assunção e seus edifícios coloniais
Estacion Central del Ferrocarril Carlos Antonio Lopez
Registro da placa de Asunción em frente à Constanera
Cabildo – Prédio que serviu como centro administrativo durante a época da colônia e mais tarde como sede do poder legislativo. Em 2004, tornou-se o Centro Cultural de la República
Mercado 4 – Mercado Popular onde tive um contato profundo com a realidade cultural do país, muito típico em países Latino América. Quem não ama esses mercados!? Uma verdadeira imersão à realidade da cultura local!
Hora de desfrutar a bebida tradicional do Paraguai, o famoso tereré. Vale ressaltar que os paraguaios tomam muito, quase todos andam com sua garrafa térmica e sua guampa. Também com o calor que faz é fácil de entender.

3 thoughts on “TOUR PELA CAPITAL PARAGUAIA – ASSUNÇÃO

  1. Show de bola!! 👏👏👏 tá bem da hora seu Blog… sucesso e uma vida de explorações! ainda chego la hahaha! abração 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *